domingo, 21 de novembro de 2010

A verdadeira consciência negra

     20 de novembro. Neste mesmo dia em 1965 morria Zumbi dos Palmares, um mártir da liberdade do povo negro. Ok, isso é muito clichê, todos nós já vimos isso na escola. Hoje eu queria mesmo é falar no preconceito implícito no preconceito. Primeiramente, acho muita hipócrita naqueles que preferem falar "fulano é aquele moreninho escuro", "aquele escurinho", "afrodescendente"... Acho que "negro" só é ofensa quando você acrescenta uma palavra pejorativa após, ou então na forma contextual que ela se apresenta. Acho mais hipócrita ainda quando um próprio negro não aceita sua cor, achando que referi-lo por seu tom de pele é uma ofensa inaceitável. Acredite, eu conheço pessoas assim. Acho isso uma falta de respeito a Zumbi, pelo que sofreu e pagou com a própria vida, para hoje as pessoas não honrarem seu sacrifício.
      Não existe raça negra, existe raça humana, isso sim! Somos todos iguais, seja por conta de cor, sexualidade ou religião. Eu me pergunto como nossos antepassados foram tão nojentos ao se julgarem superiores às outras pessoas pelo tom de pele. 20 de novembro é apenas uma data simbólica. Todos os dias são dias de luta. Todos devem ter orgulho de quem são e fazer valer todo o sangue derramado. Temos de lembrar também que o rei do pop(parcialmente), o rei do futebol e o presidente dos Estados Unidos são todos negros.
     Quero mandar um beijo sabor melancia às minhas amigas lindas Suélen e Manu, duas negras de fibra que liberam a cabeleira afro mostrando o quanto são belas sem precisar se inspirar em padrões de beleza televisivos e em pranchas de cerâmica da polishop, e a todos os leitores do blog que apoiam meu pensamento.

Finalizo com um trexo de Black Or White de Michael Jackson


See, it's not about races
Just places, faces

Where your blood comes from
Is where your space is
[...]
But, if you're thinking about my baby
It don't matter if you're black or white

I said if you're thinking of being my baby
It don't matter if you're black or white

I said if you're thinking of being my brother
It don't matter if you're black or white

It's black, it's white
It's tough for you to get by
It's black , it's white

       

3 comentários:

  1. De fato.
    Concordo com o que disse. Mas, tenho uma visão ainda mais complexa à respeito do assunto. Porém, expô-la seria dar cabo a uma discussão desnecessária.
    O seu recado foi bem dado, e é isso aí mesmo!
    Beijos sabor Tutti-Frutti!
    XD

    ResponderExcluir
  2. Agora você disse tudo,só tenho a acrescentar que a lei contra a discriminação racial simplesmente não funciona, não conheço uma pessoa sequer que tem respeito pela justiça e continuam a humilhar as pessoas, simplesmente não há solução pra isso (talvez bater, rs).
    Já passei varias vezes por isso, levar aos jornais, fazer alarde, não resolve muita coisa enquanto ainda existir pessoas que tem medo de expressar sua opinião livremente e sentem medo da sociedade.
    Faltam ideais para a nova geração, coragem pra muitos, que ainda pensam que é só esquecer e sair andando quando alguém o ofende.
    Enquanto houver covardia nada será feito, muita gente acomodou, e acha que está bom assim, e que muita coisa foi feita contra o preconceito, omitindo pra eles mesmos que não acabou, a luta sempre vai continuar, sempre. Mas... essa é a parte divertido, lutar e conseguir os objetivos, ai no final, com respeito ou não pela nossa cor, eles vão ter que engolir ;)

    ResponderExcluir